Imagem celebrando os 80 anos do Clube Comercial de Arapongas, destacando a piscina de natação e uma quadra de tênis, simbolizando as atividades esportivas do clube.

História do Clube Comercial de Arapongas

Fundação e Primeiros Passos

Em meados da década de 1940, o distrito de Arapongas começava a mostrar sinais claros de desenvolvimento social, com os frequentes e animados bailes carnavalescos, acompanhados de shows e audições musicais transmitidas pela Rádio Publicidade de Arapongas. Foi em uma dessas vibrantes reuniões sociais que Nader Thomé e Paschoal Rugna conceberam a ideia de criar um clube que pudesse servir tanto como ponto de encontro para a recreação quanto para a defesa dos interesses das classes trabalhadoras.

Empolgados com a proposta, eles organizaram uma reunião no dia 15 de novembro de 1944, no prédio local do cinema. O encontro teve como objetivo principal estabelecer uma sociedade que se dedicasse tanto ao entretenimento quanto ao suporte mútuo entre seus membros. Naquela reunião histórica, uma comissão diretora foi eleita por aclamação, estabelecendo os primeiros líderes provisórios do nascente Clube Comercial de Arapongas:

- Presidente: Paschoal Rugna
- Secretário: Heredia de Toledo Piza
- Tesoureiro: Nader Thomé
- Vice-Tesoureiro: Francisco Eugenio de Carvalho e Juan Jose Pereira.

Durante a reunião, a proposta de nome para a nova sociedade, “Clube Comercial”, foi aprovada unanimemente após sugestão de Miguel Stawinski. José Carvalho então apresentou os nomes da diretoria provisória, que foram encarregados de elaborar as leis e estatutos que regeriam o futuro do clube.

Um aspecto crucial discutido foi a necessidade de um espaço próprio para o clube. Nader Thomé propôs um plano de empréstimo coletivo, sugerindo que cada fundador contribuísse com mil cruzeiros, uma ideia que já tinha sido previamente aceita pela maioria dos interessados. Com entusiasmo, ele recebeu autorização para iniciar a captação de fundos, marcando um passo decisivo para a realização do projeto.

Consolidação e Crescimento

O clube rapidamente se tornou um centro de atividade e orgulho para a comunidade, com a comissão de estatutos convidando todos os membros para uma reunião subsequente em 16 de dezembro, onde os estatutos sociais foram lidos, discutidos e aprovados. Com os aplausos entusiásticos dos participantes, o presidente encerrou a sessão, selando o início de um legado duradouro para o Clube Comercial de Arapongas.

Desde sua fundação, o Clube Comercial de Arapongas tem sido uma pedra angular na vida social da região, adaptando-se ao longo dos anos para continuar a ser um lugar de encontro relevante e acolhedor para todas as gerações. Venha conhecer mais sobre este importante patrimônio de Arapongas e descubra como você também pode ser parte dessa história vibrante.

navegar por ele, você concorda em compartilhá-los.